Negócios da China

Ao contrário de alguns países que vivem sob um regime comunista marcado pela opressão onde os mais básicos direitos humanos são inexistentes aqui não há censura, nem tão pouco necessidade de um visto para se atravessarem as fronteiras para a liberdade de expressão.

Name:
Location: Ou Mun, China

Friday, September 29, 2006

Voar directo, de Macau para Lisboa


Artigo do "Diario de Noticias" de hoje:

"Um grupo de empresários de Macau está a criar uma nova companhia aérea - a Viva Macau - com o objectivo de realizar voos directos para Lisboa, Milão e Moscovo. A transportadora já possui as licenças necessárias na China, pensando poder começar a voar em breve.

A Viva Macau contactou o vice - presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP) e mostrou-lhe o seu projecto. 'Está muito avançado, quer em termos de aviões, quer em termos de licenças. Pareceu-me interessante', afirmou ao DN Vítor Neto, que se encontra actualmente em Xangai para encontros com associações de investimento e comércio. Antes, o responsável da AIP esteve em Macau com uma delegação de 51 empresas portuguesas, onde foi abordado pela Viva Macau.

Além do transporte de passageiros, a Viva Macau quer também entrar no transporte de carga, tendo já um acordo com uma 'companhia europeia de bandeira'. De acordo com Vítor Neto, a Viva Macau pretende funcionar nos moldes de uma low cost, embora possa não adoptar o modelo tradicional. 'Como organizador da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), falei-lhes do evento e eles mostraram-se disponíveis para marcar presença', sustentou.

Para o vice-presidente da AIP, 'seria muito importante para Portugal ter voos directos entre Lisboa e Macau, na medida em que captaria turistas e facilitaria os negócios dos empresários'. Além disso, 'não vejo nehuma companhia aérea tradicional a querer operar com voos directos entre estas cidades'.

O turismo é, aliás, um dos sectores que o Governo considera ser de relevo para aumentar o investimento chinês em Portugal, quer ao nível da captação de turistas, quer ao nível de infra-estruturas. A afirmação foi expressa por Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, no âmbito do Fórum Para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que terminou segunda-feira em Macau."

Eis um conceito muito interessante e de futuro. Quando se espera que o volume de turistas chineses aumentem na casa dos dois dígitos, graças ao aumento do poder de compra, esperam-se que haja receitas de centenas de milhões de dólares nos próximos 10 a 20 anos. E como Macau é a "porta da China" para Portugal, seria quase criminoso não aproveitar, não acham?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home