Voar directo, de Macau para Lisboa

Artigo do "Diario de Noticias" de hoje:
"Um grupo de empresários de Macau está a criar uma nova companhia aérea - a Viva Macau - com o objectivo de realizar voos directos para Lisboa, Milão e Moscovo. A transportadora já possui as licenças necessárias na China, pensando poder começar a voar em breve.
A Viva Macau contactou o vice - presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP) e mostrou-lhe o seu projecto. 'Está muito avançado, quer em termos de aviões, quer em termos de licenças. Pareceu-me interessante', afirmou ao DN Vítor Neto, que se encontra actualmente em Xangai para encontros com associações de investimento e comércio. Antes, o responsável da AIP esteve em Macau com uma delegação de 51 empresas portuguesas, onde foi abordado pela Viva Macau.
Além do transporte de passageiros, a Viva Macau quer também entrar no transporte de carga, tendo já um acordo com uma 'companhia europeia de bandeira'. De acordo com Vítor Neto, a Viva Macau pretende funcionar nos moldes de uma low cost, embora possa não adoptar o modelo tradicional. 'Como organizador da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), falei-lhes do evento e eles mostraram-se disponíveis para marcar presença', sustentou.
Para o vice-presidente da AIP, 'seria muito importante para Portugal ter voos directos entre Lisboa e Macau, na medida em que captaria turistas e facilitaria os negócios dos empresários'. Além disso, 'não vejo nehuma companhia aérea tradicional a querer operar com voos directos entre estas cidades'.
O turismo é, aliás, um dos sectores que o Governo considera ser de relevo para aumentar o investimento chinês em Portugal, quer ao nível da captação de turistas, quer ao nível de infra-estruturas. A afirmação foi expressa por Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, no âmbito do Fórum Para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que terminou segunda-feira em Macau."
Eis um conceito muito interessante e de futuro. Quando se espera que o volume de turistas chineses aumentem na casa dos dois dígitos, graças ao aumento do poder de compra, esperam-se que haja receitas de centenas de milhões de dólares nos próximos 10 a 20 anos. E como Macau é a "porta da China" para Portugal, seria quase criminoso não aproveitar, não acham?
0 Comments:
Post a Comment
<< Home