Negócios da China

Ao contrário de alguns países que vivem sob um regime comunista marcado pela opressão onde os mais básicos direitos humanos são inexistentes aqui não há censura, nem tão pouco necessidade de um visto para se atravessarem as fronteiras para a liberdade de expressão.

Name:
Location: Ou Mun, China

Sunday, June 18, 2006

O Mundial visto da China


No Império do Meio, tal como no resto do Mundo, o futebol já é visto como uma religião. Apesar da sua equipa de futebol não se ter qualificado para este Mundial, isso não impede de assistirem à maior competição do Mundo, a seguir aos Jogos Olimpicos (curiosamente, o próximo, daqui a dois anos, será em Pequim)

Ora, devido à difrença horária, o primeiro jogo é visto às 9 da noite, e o último acaba perto das 5 da manhã, fazendo com que milhões de chineses fiquem literalmente, sem dormir. E por estes dias, nós, ocidentais, ouvimos estórias do género daquele que ouvi no dia a seguir ao jogo com Portugal:

Em Quingdao, no Nordeste, um senhor teve um ataque cardíaco no momento em que Pauleta marcava contra Angola. Autêntico! Os médicos depois disseram que a combinação entre alcoól, tabaco e três noites sem dormir, contribuiram para este desfecho. O senhor sobreviveu, mas acho que o Mundial acabou para ele...

Outra estória que vi, desta vez na edição de ontem do jornal "Público", conta que um homem, creio que em Xanghai, trancou a sua mulher no quarto, só para impedir para que ela fosse incomodar o marido, que via atentamente os jogos do Mundial, e fazia barulho sempre que havia um golo ou uma exibição desastrada de alguém.

Em Hong Kong, prevendo a afluência de público por estes dias, montaram-se nos centros comerciais apretechos como... duches nas lojas, casas de banho extra (para além de plasmas e bancadas amovíveis), tudo para que as pessoas não perdessem pitada do que se passa. Enfim, é mesmo a febre do Mundial!

Para quem não sabe, os jogos do Mundial, na China, são transmitidos por um dos canais da cadeia estatal CCTV, ou seja, ao contrário de nós, o sinal é aberto, e as audiências andam pelas... dezenas de milhões!

1 Comments:

Blogger SK said...

Só em Portugal é que é esta miséria franciscana em que o mundial passa em canal fechado.
Os blogues dos viajantes são sempre dos mais interessantes. Força!

Sun Jul 02, 04:11:00 PM GMT+1  

Post a Comment

<< Home