Negócios da China

Ao contrário de alguns países que vivem sob um regime comunista marcado pela opressão onde os mais básicos direitos humanos são inexistentes aqui não há censura, nem tão pouco necessidade de um visto para se atravessarem as fronteiras para a liberdade de expressão.

Name:
Location: Ou Mun, China

Monday, July 24, 2006

Adivinhem quem se casou?


Com a nossa amiga Leng Loi a fazer as malas rumo à China Continental, para ficar três meses a tentar conhecer melhor os hábitos do Império do Meio, cabe aos outros contribuintes zelar pela boa saúde deste blogue. E a minha contribuição para hoje começa com um acaso feliz: um casamento. Mas não é um casamento qualquer: é o casamento de… Kim Jong – Il, o temido déspota da Coreia do Norte!

É verdade, esse baixinho (1,62 metros) despótico (os milhões que morreram à fome em meados dos anos 90 são um bom exemplo desse terror), de 62 (ou 65 anos, segundo outras fontes) é um sentimentalão. Enquanto prepara foguetes com capacidade para alcançar o Japão e a Costa Oeste dos Estados Unidos, e bombas nucleares, em clara violação de todos os tratados existentes, lá casou com a sua secretária de longos anos, de seu nome Kim Ok, de 42 anos. Já viviam maritalmente desde há algum tempo, e já acompanhou em algumas viagens oficiais. Em Janeiro, acompanhou o seu agora marido numa visita oficial à China, e teve tratamento de primeira-dama.

Para Kim Jong-Il, este é o seu quarto casamento. As suas três anteriores mulheres já morreram, a última, de seu nome Ko Yong Hi, em 2004, depois de uma árdua batalha contra um cancro. Desses três casamentos, o Querido Líder teve quatro filhos, dois dos quais são os seus prováveis sucessores, Kim Jong Nam e Kim Jong – Chul, todos a rondar a casa dos vinte e muitos anos. Aliás, Kim Jong Nam foi protagonista, em 2001, de um caso embaraçoso para o pai: foi preso em Tóquio, ao tentar entrar no país com um passaporte falso. Motivo? Queria visitar… a Disneylândia!

Daqui, desejamos ao senhor Il as maiores felicidades, e que o seu casamento seja o melhor possível. Gostaria que a sua vida fosse breve e horrível, mas como isso não é possível (a China não deixa), pronto… que sejam felizes!

Comunicado

Caros camaradas,

estou de partida para a capital da RPC e voltarei apenas a 10 de Novembro a Macau. Até lá não voltarei a aceder a este blog, visto que estarei a ser constantemente controlada, no que se refere a internet, bem como telefone e messenger.
Embora não vá exercer jornalismo fui aconselhada a esconder a minha profissão e os meus estudos, durante a minha estadia.
No meu visto figurará que sou professora de portugues.

Quando regressar terei muito para contar da experiencia em Pequim e no Tibete, para onde também irei.

Até lá saudações caramadas,
Leng Loi

Tuesday, July 11, 2006

Os perigos da exposição


hi5O Hi5 tem uma vantagem óbvia em relação a qualquer outro sítio deste tipo: tem uma concepção muito simples e é fácil de ser modificado pelo utilizador. Qualquer um pode meter o que quiser, para que todos possam ver e ter uma opinião sobre essa pessoa. Daí haverem aquilo ao qual se convencionou chamar de “testimonials” – os testemunhos.

Também se forem ver com atenção, sabem que existem impedimentos legais acerca das fotos que se podem colocar ao vivo, impedimentos esses que têm a ver com a nudez e violência. Mas uma coisa é dizer, outra coisa é fiscalizar (ou seja, ser policia). Tal coisa não existe, ou se quisermos, não há eficácia.

Tudo isto vem a propósito de começarem a aparecer na blogosfera sítios onde se comentam as poses das rapariguinhas que começam a aparecer nesse belo site. Exemplos desses blogs são estes:

http://www.profiles.wordpress.com/
http://www.perolaseconguitos.blogspot.com/
http://www.hi5porcas.blogspot.com/

Nestes blogs, tratam de “analisar” miúdas, muitas delas na casa dos 14/16 anos, que muitas vezes se apresentam em poses que fazem lembrar as meninas dos videoclips de hip-hop. Ora, como muitas dessas meninas dos videoclips são artistas porno ou strippers, começa a fazer confusão ver essas meninas em poses demasiado explícitas para o meu gosto. Basicamente, estão a copiar aquilo que se vê hoje em dia na nossa sociedade.

Confesso que não me aflige ver, em pleno Verão, as meninas em “tops”, com os decotes à mostra, e os seios deliberadamente à vista (não à mostra), seguros por uns “soutiens” quanto mais apertados melhor, ou os bikinis fio-dental (é uma moda importada do Brasil, e já via isso uns vinte anos atrás). O que me aflige é começar a ver, à vista de todos, meninas que (será que tem consciência?) posam com um estilo muito próximo da “Playboy”. Algumas até mostram tudo, outras são mais subtis. Sei que ser modelo é o sonho de muitas dessas adolescentes, mas será que tem consciência do que estão a fazer? Depois, não se admirem que o pessoal da blogosfera as chame de p****…

E também acho interessante outra coisa: porque é que há tantos profiles de lésbicas e bissexuais no Hi5 e vejo tão poucos gays? E muitas vezes, elas são das piores…