Negócios da China

Ao contrário de alguns países que vivem sob um regime comunista marcado pela opressão onde os mais básicos direitos humanos são inexistentes aqui não há censura, nem tão pouco necessidade de um visto para se atravessarem as fronteiras para a liberdade de expressão.

Name:
Location: Ou Mun, China

Wednesday, June 28, 2006

Apanhados, à chineza

Pois é! Estes desgraçados aprendem com os ocidentais a não fazer nenhum e depois é no que dá...

Ora vejam lá isto.

Sunday, June 18, 2006

O Mundial visto da China


No Império do Meio, tal como no resto do Mundo, o futebol já é visto como uma religião. Apesar da sua equipa de futebol não se ter qualificado para este Mundial, isso não impede de assistirem à maior competição do Mundo, a seguir aos Jogos Olimpicos (curiosamente, o próximo, daqui a dois anos, será em Pequim)

Ora, devido à difrença horária, o primeiro jogo é visto às 9 da noite, e o último acaba perto das 5 da manhã, fazendo com que milhões de chineses fiquem literalmente, sem dormir. E por estes dias, nós, ocidentais, ouvimos estórias do género daquele que ouvi no dia a seguir ao jogo com Portugal:

Em Quingdao, no Nordeste, um senhor teve um ataque cardíaco no momento em que Pauleta marcava contra Angola. Autêntico! Os médicos depois disseram que a combinação entre alcoól, tabaco e três noites sem dormir, contribuiram para este desfecho. O senhor sobreviveu, mas acho que o Mundial acabou para ele...

Outra estória que vi, desta vez na edição de ontem do jornal "Público", conta que um homem, creio que em Xanghai, trancou a sua mulher no quarto, só para impedir para que ela fosse incomodar o marido, que via atentamente os jogos do Mundial, e fazia barulho sempre que havia um golo ou uma exibição desastrada de alguém.

Em Hong Kong, prevendo a afluência de público por estes dias, montaram-se nos centros comerciais apretechos como... duches nas lojas, casas de banho extra (para além de plasmas e bancadas amovíveis), tudo para que as pessoas não perdessem pitada do que se passa. Enfim, é mesmo a febre do Mundial!

Para quem não sabe, os jogos do Mundial, na China, são transmitidos por um dos canais da cadeia estatal CCTV, ou seja, ao contrário de nós, o sinal é aberto, e as audiências andam pelas... dezenas de milhões!

Wednesday, June 14, 2006

Aproveitar-se da desgraça alheia


Como todos sabem, a China é o mais populoso país do mundo. Mas creio que todos sabem que o desencvolvimento da RPC tem como objectivo alcançar os níveis da sua maior concorrente: os Estados Unidos da América.
Ora, no passado Verão, o furacão Katrina mostrou a incapacidade que a Administração Bush teve em ajudar os seus concidadãos. Mil e duzentas pessoas morreram, e mais de meio milhão ficaram desalojadas após a passagem do furacão pela cidade.
Para fazer face às pessoas que perderam os seus bens, que neste, quer no furacão Rita, a Administração pediu ao Congresso para que disponiblizasse mais de dois mil milhões de dólares, que foram concedidos.
Desde cedo que se falou em oportunistas, que aproveitaram a desgraça alheia em proveito próprio, algo que as autoridades afirmaram que iriam reprimir com todo o vigor possível. Pois bem, hoje, o Congresso recebeu o relatório sobre a aplicação dos fundos, e os resultados são concludentes:
A noticia vem na edição de hoje do jornal "Público":
"Pelo menos 1,4 mil milhões de dólares destinados à assistência às vítimas dos furacões Katrina e Rita, que devastaram vários estados do sul dos Estados Unidos, serviram, entre outras coisas, para pagar férias no Havai, pelo menos uma operação de mudança de sexo e bilhetes de época para o futebol americano, concluiu uma comissão nomeada pelo Congresso norte-americano.

Entre as fraudes descobertas contam-se as histórias de uma alegada vítima que usava o endereço de um cemitério como morada e de uma pessoa que passou 70 dias num hotel do Havai. Os agentes do Gabinete de Contabilidade Governamental descobriram também um homem que usou o dinheiro destinado à assistência para mudar de sexo.
Entre alguns dos produtos comprados com o dinheiro da assistência estão artigos e vídeos eróticos e o pagamento de honorários a um advogado de Houston por um processo de divórcio. "
Um negócio da China, sem dúvida!

Thursday, June 08, 2006

Assim se treinam os futuros campeos chineses

Curiosidades da RPC

Sozinha, a China tem duas vezes mais gente do que a Europa inteira.

1,2 bilhões de pessoas, este é o número estimado de habitantes (pessoas registradas) pelo último CENSO.

Um em cada cinco habitantes do planeta vive na China, um quinto da população mundial.

Se o mundo fosse uma única rua, um em cada quatro dos seus vizinhos seria chinês.

Se você morasse na China neste momento estaria dividindo o cômodo que ocupa em sua casa com mais 7 pessoas.

Por causa da superpopulação, cada casal só pode ter um filho. Mas, se o primeiro for menina, pode-se tentar de novo.

Com quase 3.000 km de extensão, a Muralha da China, única obra feita pelo homem que pode ser vista do espaço, começou a ser construída em 200 A.C. e completa atualmente 2200 anos de vida. Sua construção envolveu mais de um milhão de pessoas, muitas das quais morreram ali mesmo.Sua imponência começa pelo aspecto visual e termina na prática, pois em alguns trechos de suas descomunais escadarias, o visitante só consegue subir os degraus de quatro, com as mãos no chão.

Li ou Lee (forma inglesa) é o sobrenome mais comum do mundo. Só na China existem 87 milhões deles.

O célebre Livro Vermelho de Mao, espécie de cartilha do comunismo chinês, atualmente só serve para ser vendido aos turistas nos portões da Praça da Paz Celestial, onde a figura de Mao Tse Tung ainda brilha.

Na China, as ruas são extensões da casas. Ali os chineses comem, dormem, cortam o cabelo, fazem massagem, Tai-Chi-Chuan e até dançam.

Dentro da China existem várias nações. Algumas inteiras, como é o caso do Tibete e algumas minorias (mongóis, turcos, cazaques, tibetanos, etc.). São por volta de 55 grupos diferentes, ou seja, 60 milhões de chineses não são tão chineses assim - 60 milhões! Mais do que uma França ou duas Argentinas! Na China até as minorias são exageradas.

Imaginar que um país tão grande assim (o terceiro maior do mundo só atrás da Rússia e do Canadá) tenha a mesma geografia de norte a sul é o mesmo que generalizar que no Brasil só existe selva. É um erro grosseiro. Tanto das curiosas formações rochosas de Guilin, no oeste do país, quanto da maior de todas as montanhas - o Monte Evereste - a China tem várias faces em sua geografia.

No campo, enquanto os chineses passavam fome, no interior do governo os membros do partido gozavam de inúmeros privilégios, sempre protegidos por um forte esquema de segurança. Vem daí a malfadada tradição chinesa de burocracia, opressão e hábitos alimentares, digamos, no mínimo estranhos. De cachorros inteiros a patas de camelos (as de ursos foram proibidas), os chineses comem tudo o que tenha quatro pernas e não seja mesa, e que voe e não seja avião. Uma trágica herança dos tempos em que simplesmente não havia o que comer. Seus mercados de rua são verdadeiras feiras de horrores para os estômagos mais sensíveis. Mesmo assim, comer, seja lá o que for, tem um significado todo especial para eles. A tal ponto que a típica saudação de bom dia em mandarim significa, literalmente, uma pergunta: "Você já comeu hoje?".

Cobras, ervas, ratos, morcegos. Tudo cura na milenar medicina chinesa. Lagartos ressecados por exemplo, são bons para tosse comprida, pedra nos rins e até mesmo impotência.

Kwan-Kun: É a forma divinizada do general Kwan Yu dos Han de Shu, exemplo de bravura e fidelidade, espírito protetor cultuado desde o século VII e também conhecido como exterminador de demônios.

A FÊNIX: uma das criaturas mágicas da mitologia chinesa. Dizem que só aparecia quando o país era governado por um bom imperador.

As pétalas de uma Datura sagrada representam as cinco pontas da estrela.

O cervo e o alto funcionário: símbolos de prosperidade.

As brigas de galo eram proibidas na China, mas nem por isso deixavam de acontecer.

Por ser o BOI o animal que mais ajuda na lavoura, puxando o arado e a carroça, a maioria do povo chinês considera pecado comer sua carne.

"Um faz dois, dois fazem três, de três nascem as dez mil coisas." Foi assim que Lao Tsé condensou a cosmologia chinesa. DEZ MIL é a expressão que simboliza o todo e a imortalidade.

O sapo e a rã são símbolos de longevidade.

A arte de empinar pipas é tradicional na China.

As moedas com desenhos de cavalos faziam parte de um jogo muito popular nas dinastias Tang e Song. O Grande Amarelo e Olho de Peixe são nomes de alguns destes cavalos.

O QUI-LIN chinês equivaleria ao unicórnio europeu, cavalo dotado de um chifre pontiagudo no meio da testa, se não fosse o fato de aparecer com dois ou três chifres de vez em quando.

O QUI-LIN, o DRAGÃO, a FÊNIX e a TARTARUGA são conhecidos como os quatro animais fabulosos.

Em chinês, PEIXE e abundância têm o mesmo som, por isso o primeiro se tornou símbolo da segunda.

A PEGA, para nós uma espécie de pintassilgo-do-mato, é portadora de muita alegria.

A Lebre da Lua e o Corvo do Sol andam juntos na simbologia chinesa, significando longevidade.

TIGRE, o protetor dos tesouros.

ELEFANTE, sinônimo de bons presságios e realização dos seus desejos.

A Tartaruga, na China, é um animal enigmático a quem se atribui a guarda dos segredos do céu e da terra. Em parte, porque seu casco côncavo e arredondado pode ser comparado à abóbada celeste, enquanto seu peitoral plano e quadrado parece a terra. Os vinte e quatro recortes do casco correspondem aos vinte e quatro períodos do calendário agrícola e sua longevidade a torna o símbolo da solidez inalterável.

Na tradição chinesa só existiam tartarugas fêmeas, que na falta dos machos se acasalavam com as serpentes, o que era considerado muito imoral.

A pantera é um animal raro na iconografia chinesa.

TAO é um ideograma formado por duas partes. Uma significa cabeça, a outra mostra a estrada. O conjunto leva numa direção, portanto temos o caminho, e temos a consciência em movimento.

O morcego é um símbolo de felicidade, já que seu nome, FU, é homófono do termo FU que significa riqueza.

Cinco morcegos juntos são o máximo, representando: longevidade, saúde, fortuna, amor à virtude e morte natural.

De tempos em tempos, as autoridades chinesas anunciam uma nova campanha contra o crime, com execuções sumárias. Desde o início de abril de 2001, num período de dez dias, mais de 120 acusados de assassinato, estupro, roubo, corrupção, narcotráfico, formação de quadrilha e até crimes menores, como falsificação de documentos e emissão de cheques sem fundos, foram condenados à morte e a maioria executada no dia seguinte.

Em maio de 2001, 30.000 pessoas lotaram um estádio da importante província sulina Guangdong para acompanhar a execução de 28 condenados. Cada um recebeu um tiro na nuca e, como é praxe, a bala usada foi cobrada dos familiares do morto. Esse tipo de operação é uma tradição chinesa.

A primeira grande campanha para eliminar fisicamente os criminosos foi desencadeada em 1983 e resultou na morte de 10.000 pessoas.

Em junho de 1996, os tribunais fizeram um mutirão para comemorar o dia internacional de luta contra drogas, condenando à morte 800 traficantes.

O alvo preferencial da campanha de 2001 é o crime organizado, negócio lucrativo de extorsão, roubo de cargas e contrabando que acompanha o crescimento acelerado da economia e ganha espaço nos centros urbanos.
De acordo com dados oficiais, a criminalidade aumentou 50% nos últimos meses.

A China sozinha, executa mais condenados que a soma dos 63 países que adotam a pena de morte.

Entre 1990 e 1999 foram cumpridas 18.194 sentenças, o que dá uma média de cinco por dia.

Um quarto dos crimes previstos no Código Penal é punido com a morte, incluindo delitos menores como envenenar gado ou difundir pornografia.

A profusão de execuções decorre, em parte, das peculiaridades da justiça chinesa. Nos julgamentos, os princípios fundamentais do direito moderno são solenemente ignorados e não há tempo para formalidades jurídicas como argumentação de defesa ou coleta de provas.

O advogado do réu é apontado dias antes do julgamento e seu trabalho, após o veredicto, limita-se a um pedido formal de clemência, raramente aceito.

Como qualquer pessoa pode ficar presa até 3 meses sem acusação formal, o Judiciário Chinês pode prender parentes de um foragido, para que este seja forçado a se entregar.

Wednesday, June 07, 2006

17 anos depois..Tiananmem


O Protesto na Praça Tiananmem em 1989 ou mais famoso Massacre da Praça da Paz Celestial ou Massacre de 4 de Junho foi um evento no qual vários estudantes em demonstração pró-
democracia ocorrida na praça da Paz Celestial, em Pequim, capital da República Popular da China.
Os
protestos aconteceram entre 15 de Abril a 4 de Junho de 1989. Os protestos acabaram com violência quando o Exército Chinês usou de força atacando os estudantes para restaurar a ordem na capital Pequim.

A
4 de Maio de 1989, aproximadamente cem mil estudantes, intelectuais e trabalhadores marcharam pacificamente nas ruas de Pequim exigindo reformas democráticas, adesão a princípios de liberdade e igualdade, e para protestar contra a corrupção de governo do país.

Em 20 de maio o governo declarou
lei marcial.
No entanto, as demonstrações de protestos continuaram. Depois de deliberação entre
líderes comunistas de partido, o governo mandou uma resolução militar enérgica.

As tropas e tanques do Exército avançaram para a
Praça Tiananmen.
Em
3 e 4 de junho, o Exército confrontou violentamente os manifestantes. A cena mais conhecida do evento ocorreu no dia 4, quando um misterioso estudante irrompeu na frente de diversos tanques á porta da Cidade Proibida, até ser puxado.

A s
ua foto estampou manchetes mundo afora e ganhou o Prêmio Pulitzer em 1990. Até hoje não se sabe o nome do rapaz, apelidado "Homem-tanque" ou "Rebelde desconhecido", eleito pela Time como uma das pessoas mais influentes do século 20.

As estimativas de mortes de civil variam de quatrocentos a oitocentos (de acordo com o
New York Times [1], mil (de acordo com a Agência de Segurança Americana), 2.600 (pela Cruz Vermelha chinesa) e os manifestantes dizem ser sete mil mortes. O número de feridos situa-se entre sete e dez mil.

Seguindo os protestos e a violência, o governo aprisionou civis e os líderes do movimento, acesso limitado para a imprensa estrangeira e cobertura controlada da imprensa na China sobre os acontecimentos
As vítimas da Praça da Paz Celestial continuam pedindo justiça pelo massacre de estudantes ocorrido há 17 anos na praça de Pequim, enquanto a imprensa chinesa continua a manter o silêncio

Actualemnte a organização Mães da Praça da Paz Celestial reúne 126 parentes que protestam pela morte de 184 pessoas.

O grupo mantém a luta apesar do severo controle e de o país inteiro ter preferido esquecer a Praça da Paz Celestial. No Domigo passado no cemitério de Wanan, em Pequi, todas as mães se reuniram.

Em abril, o Governo de Sichuan (sudoeste da China) ofereceu - pela primeira vez - dinheiro a uma das famílias pela morte de seu filho, resolução que mostra uma mudança de atitude, embora tenha exigido, em troca, que a família renunciasse ao processo penal contra o Estado.

Obviamente, que o ''subsídio de vida'' (não compensação) foi autorizado pelas altas esferas.

O Governo está desta forma a tentar resolver o problema com essa fórmula. POrém a maioria não aceita e reivindica a isenção de condições políticas nesse acordo.

Um dos grupo pede uma compensação civil ao Estado e a abertura de um processo penal para punir o responsável, o que revelaria um número de mortos "oficial" - segundo os relatórios mais precisos de então, seria de cerca de 400 pessoas - e levaria, talvez, à incriminação do
ex-primeiro-ministro Li Peng.

Mas o Governo chinês continua sem reconhecer sua responsabilidade no massacre, argumentando que foi necessária para evitar uma revolução que teria comprometido a reforma econômica, justificativa repetida por muitos chineses.


A China continua a manter a mesma postura de sempre sobre o incidente político que aconteceu no século passado!!
Apesar de cada vez mais jovens não saberem o que aconteceu naquela noite e sua única transgressão seja ouvir música pop, o Governo comunista, que teme perder seu poder por conta de um protesto como o de 1989 que o colocou em xeque, mantém um ferrenho controle midiático, principalmente ao que diz respeito ao massacre da Praça da Paz Celestial.

Cortes na televisão e na internet são prova disso.

Sék Pangiaos (saudações amigos)

Tuesday, June 06, 2006

Chinese cloned even "Ferrari"



Fake Ferrari from China

After watch, perfume, bag and cloths, China reproduces 3 million dollars of Ferrari.

EU Commission Vice President Frattini accused China with a humor and said "There are only six 330 P4 model Ferrari in the world. This is the seventh one".


The production of fake products of famous brand's bags, watches and blue jeans has been a big problem that EU struggles. However this latest "clone product" even astounds EU: Ferrari 330 P4 that there are only six of them in the world.

BUT...

It's not just Ferraris, either...
Having already made a Daihatsu-engined copy of the old Citroën Visa, the Chinese have cloned the old ZX model, which was made and sold as the Fukang in China.



( FONTE: Telegraph.co.uk)


IR ou não ir ao D&D?!

Relatos de uma noite de Sábado neste belo território de Macau...

com um atraso de 45 minutos, chega-se ao restaurante indiano ali em Sam Ma Ló, na subida da Polícia;
15 minutos para se escolher o prato (que acaba por ser sempre curry de galinha... nao gosto de mudanças)
25 minutos à espera da cucumber Raita,
a empregada sobe as escadas,
o jorge diz mais uma vez que é coca-cola diet e não normal
acabam os guardanapos
ao fim de 10 minutos há novamente guardanapos na mesa
vem a comida
a Argentine (dona do restaurante) faz breve comentário sobre as semelhanças que o Jorge tem com um actor indiano
momento de reflexão sobre o dia (vários temas surgem na conversa..provavelmente o Pedro ira dizer que voltou a perder no hockey)
fim da refeição
a empregada lenta mas sempre c um sorriso (já agr muito estranho) traz as chamussas do Pedro que eram a entrada
paga-se aproximandamente 300 patacas

apanhamos um taxi

dizemos Ong Xiu 5 vezes ate o taxista chines perceber
o taxista arrota e da um trake
chegamos ao moon walker
ppl todo la
uma das cantoras mais uma vez se faz ao Pedro e pergunta me kual é o meu perfume
o Franky neste momeno ja bebeu 5 cervejas
eu vou po habitual: whiskey com uma pedra de gelo e um dedito de cola
servem me em copo alto com 10 cubos de gelo
as meninas da CEM ja tao nos shots
o Rui provavelmente esta a babar se para a banda
a bebedeira comeca!!
vamos para o Bex a pé
os casais aproveitam para dar provas do seu amor
recomecamos a beber...
neste momento o Franky comeca ja a levantar um braço
alguns elementos dancam efusivamente de forma aleatoria
o alcool comeca a afectar
fazem se as piores figuras de parvo possivel
pequena paragem para os casais da noite mostrarem novamente o seu amor!
chega a colega chinesa
OK o Jorge tem razao no que diz!!!

vamos para a pista
saimos da pista e vamos todos bebedos para a rua
dizemos em viva voz D&D
os mais fracos vao para casa

taxi- D&D

russas, filipinas, malaias,tailandesas, chinesas...
bebemos mais
vimos o espectaculo no palco dos gajos a beberem sentados
vem a primeira nausea
o colega vai ao wc- volta mais sobrio
vamos para a outra sala
(ausencia de memoria)
de novo na sala inicial
cima do balcao a dancar - sem nexo
cima do palco a dancar- sem nexo
Franky c dois bracos no ar
a loucura instala se
Jorge comeca a nao gostar q fale c embaixador ingles
bebe se a coca cola
saimos do D&D

Filipina perg qq coisa ao Jorge- parece simpatica
vamos para casa
sao 7 am em Macau
comemos pizza hut e vamos para a cama

a decandencia chega ao fim e a ressaca comeca

no dia seguinte ngm se lembra de nada




vulgaridades

Este é um excerto retirado de forma aleatória da página oficial do Governo Popular da China.
Achei que fazia sentido! :) ou n!!

国家环保总局副局长吴晓青6月5日出席生态安全高层论坛并发表主旨讲话。他指出,生态安全是国家安全的重要组成部分。我国资源严重短缺,生态环境极其脆弱,随着城镇化和工业化的发展,人口增长和资源开发利用对生态环境的压力越来越大,生态安全面临更加严重的威胁,必须采取有效措施,努力维护国家生态安全。
吴晓青指出,目前,我国的生态环境形势令人担忧,生态恶化的趋势尚未得到根本扭转,国家生态安全面临前所未有的挑战。环境污染严重,危害人民群众身体健康。生态赤字扩大,消弱经济社会发展基础。物种资源破坏,制约人类社会长远发展。自然灾害频发,造成生命财产重大损失。
吴晓青指出,中国生态环境恶化的原因是多方面的,既有自然原因,更有人为因素,主要是长期沿袭的粗放型经济增长方式和资源不合理开发利用。同时,一些地方的环境和资源保护监管薄弱,重开发轻保护、重建设轻管护,也是造成生态恶化的重要原因。必须采取有效措施,切实解决生态环境问题,维护
国家生态安全。

Diáspora...mas qualificada

Pois bem se o nosso governo socialista nos diz "vai meu irmão povoar outros países" que assim o seja.
Mas advertem: "terá que ser uma migração qualificada!"
Sim não queremos pobres agricultores do interior a irem para a amiga França trabalhar na construção civil. Queremos sim professores, engenheiros, economistas, investigadores das diversas áreas... para que se inicie uma nova diáspora portuguesa, mas desta sem a bussóla ou a caravela mas sim o diploma e um bilhete de uma companhia área de baixo custo.
...e para os mais credúlos talvez aqui resida a salvação.
Pois bem meus amigos e camaradas licenciados que vivem a hedionda situação de desemprego no país... ide então por esse mundo e aproveitai as possibilidades, já que no país de Camões até para se trabalhar no Continente se precisa de cunha!
Fica então um sábio provérbio chinês que já há alguns dias me povoa o pensamento: "Não há que ser forte. Há que ser flexível."
Sék pangiaos (saudações amigos)